<< Voltar

A Reinvenção de Negócios

A mudança drástica de cenário que a pandemia nos trouxe forçou empresas tradicionais a buscarem novas formas de atuação para sobreviverem a crise. Algumas soluções foram tão apropriadas que acabaram servindo de exemplos para outras empresas. Outras solções, nem tanto. A reinvenção de empresas acaba se tornando essencial em alguns contextos. No post de hoje discutiremos um pouco sobre esse assunto!
Imagem de um foguete

Como saber quando a reinvenção é necessária?

Devemos nos atentar as alterações e oscilações do mercado. No mundo em que vivemos, em que todos estão conectados, as mudanças podem ocorrem muito rapidamente e por isso precisamos ter um olhar um pouco mais crítico ao nosso redor. Se a sua empresa não está tendo um bom desempenho, é um forte indício de que a reinvenção pode te ajudar. Se a sua empresa está tendo um desempenho bom ou razoável, você precisa analisar, considerando os seus concorrentes e possíveis cenários, se num futuro próximo o seu negócio continuará sendo produtivo e lucrativo. Se você sentir o desempenho ameaçado, é um forte indício de que a reinvenção também pode te ajudar.

Agora, independentemente do desempenho da sua empresa, se você têm suas dúvidas de que o modo que você está operando não é o melhor e quer mudar para atingir melhores resultados, leia esse post até o final, pois iremos discutir um pouco mais sobre a reinvenção. Sobre como fazê-la com cautela para que você consiga obter resutados positivos!


Por que a reinvenção é importante?

A pandemia nos trouxe um cenário inimaginável, pelo menos para a maioria, que mudou totalmente alguns ramos do mercado. Por conta dessa mudança repentina, muitos foram obrigados a se reinventar. Alguns tinham acabado de entrar no mercado, outros, já estavam consolidados a mais tempo. Porém, todos sofreram com a mesma mudança e todos foram precisaram mudar, ou, em outras palavras, se reinventar para continuar atuando. Infelizmente, algumas mudanças não deram muito certo e muitas empresas faliram. Porém, algumas outras mudanças deram tão certo que se tornaram exemplos para várias outras empresas. É nesse sentido que a reinvenção é importante.

Conforme já dissemos anteriormente, vivemos em um mundo conectado em que tudo pode mudar muito rapidamente. A mudança as vezes não é uma pandemia gigantesca, mas sim um surgimento de uma nova tecnologia que pode abalar o mercado do seu negócio. Por isso, devemos ficar sempre atentos, avaliando com muito cuidado e cautela para nos adaptar ao novo. Levando em consideração todas as tendências do mercado, assim como os nossos clientes, fornecedores e parceiros.


Como fazer a reinvenção?

Bom, dependendo do ramo do seu negócio e momento em que a sua empresa está, o jeito que a reinvenção deve ser abordada e executada pode mudar. Não existe nenhum passo a passo para a reinvenção dos negócios, mas nós separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de reinventar! Afinal se você procurou por esse post, você está procurando por dicas né? Então separa seu bloco de anotações e uma caneta que a seguir vamos te falar algumas dicas.

Imagem de uma mesa com um bloco de anotações
Monte um planejamento!
Ter um bom plano sempre auxilia num bom andamento de qualquer ideia. Com um planejamento adequado, você saberá todos os passos a serem seguidos para alcançar o seu objetivo, ou seja, a reinvenção do seu negócio. E, sabendo todos os passos, você pode economizar tempo, dinheiro e evitar o retrabalho! Então, ter um plano e seguir ele pode ser vantajoso.
Você já sabe o que precisa ser reinventado?
Romper com toda a ideia do seu negócio e modificar tudo de uma vez só talvez não seja a melhor opção. Pode ser muito arriscado e caro. As vezes, precisamos reinventar apenas uma parte para que o todo fique mais rentável. Assim como, durante a pandemia, vários restaurantes fizeram com os seus serviços. Os clientes dos restaurantes passaram a receber seus pedidos em casa, com os serviços de entrega, ao invés de irem comer nos estabelecimentos.
Sem ideias para resolver o seu problema? Experimente o Design Thinking!
Você já sabe o que precisa ser reinventado mas não faz ideia de como reinventar? É algo que provavelmente ninguém nunca fez antes e você precisa dessa solução? Então experimente utilizar o design thinking! Ele utiliza o pensamento crítico e criativo do design e coloca as pessoas no centro do processo. Com as pessoas no centro e com várias diferentes perspectivas e modos de pensar, insights inesperados podem ajudar a encontrar soluções inovadoras. É uma forma de envolver toda a sua equipe nesse processo e pode trazer resultados super positivos. Caso você queira saber mais, fizemos um post falando mais sobre o design thinking.
A tecnologia pode ser uma grande aliada!
Atualmente, não podemos deixar de fora a tecnologia. Ela está presente em praticamente tudo no nosso dia a dia e você não pode deixar ela de fora na hora de pensar na sua reinvenção! O mercado online possui um gigantesco potencial e deve ser explorado. A facilidade que ele proporciona aliado a maioria dos individuos conectados evidenciam esse potencial. Segundo o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, no último ano o e-commerce cresceu 73,88%.


E aí, o que achou das nossas dicas? Comenta nas nossas redes sociais o que achou!
<< Voltar

Receba as atualizações do nosso blog no seu e-mail!