A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que propicia uma visão sistêmica da sua empresa. Ela está alinhada com a satisfação dos seus clientes, então vem com a gente nesse post aprender um pouco mais sobre os oito pilares dessa ferramenta e como aplicá-la no seu negócio!
O que é a Gestão da Qualidade??
Conforme já dissemos anteriormente, é uma ferramenta estratégica que propicia uma visão sistêmica do seu negócio, ou seja, você consegue ter uma análise de todas as partes que compõem a sua empresa e consegue compreender o todo. Ela pode ser interpretada como qualquer ação ou estratégia que tenha como principal intuito aprimorar processos organizacionais, gestão de pessoas, gestão de dados ou até mesmo de finanças.
É nesse sentido que a Gestão da Qualidade consegue aperfeiçoar produtos e serviços para assegurar a satisfação dos clientes. Hoje em dia, temos práticas e parâmetros internacionalmente para colocar em prática essa ferramenta. A seguir, veremos os 8 pilares da Gestão da Qualidade estabelecidos pela a ISO 9001, reconhecida internacionalmente.
Os oito pilares da Gestão da Qualidade
Foco no cliente
O seu consumidor deve sempre ter o seu foco. Ele decidirá se irá consumir ou não o seu produto/serviço. Garantir a safisfação dele é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, é necessário saber quais são as necessidades do seu mercado para atender ou, se possível, superar as expectativas.
Liderança
Os líderes são responsáveis por desenvolver um ambiente em que todos estejam conectados com o processo. Eles são de suma importância também para analisar os dados, observar oscilações e incentivar a todos da equipe.
Envolvimento dos funcionários
O papel dos colaboradores também é fundamental. Eles são responsáveis pela maior parte do desenvolvimente do produto/serviço, assim, se eles souberem da importância do seu papel no processo e fizerem muito bem a sua parte, com toda a certeza as metas serão cumpridas.
Boas relações com os fornecedores
A boa relação com os fornecedores contribui para uma boa gestão da qualidade. Estabelecer parcerias, comprar materiais de boa qualidade, ter confiabilidade na hora de adquirir materiais é uma opção. Manter alianças pode ser muito vantajoso para ambos os lados e também essencial para a Gestão da Qualidade.
Fatos concretos
Para uma Boa Gestão da Qualidade, é interessante ter uma base de dados e informações concretas sobre o seu negócio. As decisões devem ser tomadas baseadas nesses fatos, através de uma análise lógica. Para isso, ter um método de monitoramento confiável também é muito importante. Decisões baseadas em palpites ou institps não devem ser tomadas.
Visão sistêmica
Conforme dissemos anteriormente, a Gestão da Qualidade é uma ferramenta que promove a visão sistêmica do seu negócio, então não é de se espantar que a visão sistêmica também seja um dos oito pilares, não é mesmo? Tendo essa visão, você poderá indentificar todos os processos, como eles se relacionam e como eles podem ser aperfeiçoados.
Abordagem por processos
Com o gerenciamento por processos, ou seja, gerenciamento de recursos e atividades individuais propicia uma melhor visão de cada um. Dessa forma, você poderá mapear as atividades, estabelecer estratégias e metas.
Melhoria contínua
E não podemos esquecer da melhoria contínua! Você deve sempre ter como objetivo melhorar para cada vez mais atingir superiores resultados. Para fazer essa melhoria contínua, você pode aplicar o ciclo PDCA, que nós já fizemos um post aqui no blog. Leia mais sobre o Ciclo PDCA
E você, já implementa a Gestão da Qualidade na sua empresa?