<< Voltar

Você conhece o ciclo PDCA?

Se o seu planejamento não está sendo muito eficaz e você deseja alcançar suas metas com mais facilidade, o ciclo PDCA pode ser um grande aliado.



Trata-se de uma ferramenta capaz de gerir seu projeto de forma bastante eficiente. Ela tem como objetivo a melhoria contínua e por isso é baseado em 4 etapas que devem ser aplicadas continuamente para obtermos, após cada aplicação, melhores resultados.

planejar

A primeira etapa, a letra P de "plan" ou planejar, tem como objetivo a análise e levantamento de dados para planejar as nossas atividades, definindo as metas e os métodos que utilizaremos na próxima etapa.

fazer

A segunda etapa, a leta D de "do" ou fazer, é a execução de todo o planejamento que fizemos na etapa anterior. Seguindo todos os métodos e prazos estipulados.

checar

A terceira etapa, a letra C de "check" ou checar, é a fase de verificar os resultados da nossa execução, encontrando possíveis problemas e registrando todos os aprendizados.

ação

A quarta etapa, a letra A de "act" ou ação, é o momento em que agimos para solucionar os problemas encontrados, refletindo sobre o que poderíamos melhorar para assim repetir o ciclo a partir do P.


Seguindo esses passos continuamente, com toda a certeza, seu projeto será aprimorado cada vez mais. Você será capaz de planejar e aplicar de modo mais eficiente, além de prever possíveis problemas e solucionar àqueles já existentes.

E aí, o que você está esperando para aplicar essa ferramenta na sua empresa?

<< Voltar

Receba as atualizações do nosso blog no seu e-mail!