O PCP ou Planejamento e Controle da Produção envolve diferentes ações para o gerenciamento da produção de uma empresa. Assim, são definidos os prazos e processos, melhorando o fluxo de trabalho, evitando desperdícios e o retrabalho.
Dependendo da empresa, o conjunto de atividades envolvidas no PCP pode variar. Diferentes métodos de agir, com diferentes objetivos. Mas nós iremos citar a seguir algumas das principais.
Saber o quanto teremos de demanda para o nosso produto é de suma importância para planejar a produção, portanto, a previsão da demanda é uma atividade notável do PCP. Com a demanda em mãos, precisamos equilibrá-la com a oferta. Assim, desenvolvemos um plano de produção agregado, levando em consideração a família de produtos finais. Esse planejamento agregado, no entanto, deve estar de acordo com a capacidade da nossa linha de produção. Então precisamos realizar um planejamento de capacidade. Além disso, é papel do PCP também controlar a emissão e liberação das ordens de produção e pedidos de compra. Assim como o controle de estoques, programar e sequenciar as tarefas do chão de fábrica em geral.
Também é interessante fazer o planejamento desagregado, para acompanhar o planejamento e controle da produção em nível da produção no chão de fábrica. Desta forma, conseguiremos verificar mais facilmente se o que foi planejado está sendo executado de maneira correta.
Falando em PCP, é claro que não podemos esquecer também de citar o MPS (planejamento mestre da produção), que estabelece quais e quantos produtos finais serão fabricados em um determinado período de tempo. Ele é gerado a partir do planejamento desagregado, da estimativa da demanda individual do produto e da carteira de pedidos.
Nesse sentido, o PCP é essencial para uma produção mais produtiva :P ! No nosso software ERP, temos um módulo especial para você organizar o seu PCP de maneira ágil e fácil, junto com vários outros módulos da sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto ou sobre a gente, adoraríamos conversar mais com você!