<< Voltar

A Evolução do ERP

O Software ERP, ou Software de Planejamentos de Recursos Empresariais surgiu na década de 90 para atender as necessidades de empresas para uma gestão mais facilitada e completa. Desde então, ele vem sendo aprimorado até o que conhecemos hoje. Mas você conhece a história das origens dele?

linha do tempo
Bom, no século passado, aproximadamente na década de 60, com o avanço da tecnologia e o crescente mercado competitivo, as empresas passaram a utilizar Sistemas de Informação (SI). Esses sistemas permitiam, e permitem até hoje, o armazenamento de informações, auxiliando numa melhor gestão organizacional. Naquela época, apesar de muito primitiva, essa tecnologia provou-se muito útil, já que trabalhava com muito mais exatidão do que os humanos e foi de grande significância para as indústrias que entregavam grandes pedidos.

Assim, com investimentos de empresas interessadas nessa tecnologia, o SI foi evoluindo e na década de 70 surgiu o MRP, ou Material Requirements Planning – Planejamento das Necessidades de Materiais. Esse sistema era capaz de controlar e gerir os recursos necessários para a produção. Dessa forma, a produção foi muito aperfeiçoada com uma estrutura formal, diminuindo estoques e aumentando o controle.

Esse software continuou evoluindo, até que na década de 80 surgiu o MRP II, ou Manufacturing Resources Planning – Planejamento dos Recursos da Manufatura. Esse novo sistema era capaz de incluir todos os processos que envolviam o planejamento e controle das operações e produção, incluindo materiais, finanças e o trabalho humano. Contudo, esse sistema ainda era mais focado na produção, sem toda a integração que um ERP proporciona.

Nesse sentido, na década de 90 surgiu o Software ERP, que integra não somente a produção, como vendas, finanças, contabilidade, recursos humanos e marketing. Hoje é o tipo de sistema mais utilizado por todas as empresas ao redor do mundo, inclusive aquelas que não fazem a produção. Existem sistemas para todas as empresas, desde multinacionais até para pequenos empreendedores.

<< Voltar

Receba as atualizações do nosso blog no seu e-mail!